sábado, outubro 13, 2007

Um Livro de Emoções e Descobertas


ARRABAL, José. Histórias do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2005.

Histórias do Brasil é um curioso e envolvente livro de aventuras que através de uma linguagem simples e objetiva consegue prender a atenção do leitor, fazendo-o viajar em companhia de misteriosas figuras folclóricas.

A obra é composta por cinco histórias correspondentes às cinco regiões geográficas do Brasil. Através dessas narrativas, é possível conhecer algumas lendas próprias da cultura espontânea. Elementos como o negro d’água, o cavalo-sem-cabeça, o arranca-línguas e o boitatá são apresentados ao leitor como figuras capazes de criar as mais diversas e engraçadas surpresas.

Como o Brasil é repleto de lendas, mitos e crenças que, em cada localidade, apresentam significados e características diferentes, torna-se, muitas vezes, difícil para as pessoas compreender as experiências transmitidas pela sabedoria popular. Contudo, é a partir dessas manifestações culturais que podemos conhecer as habilidades, costumes e tradições de um povo.

Assim, por mais que o tempo passe e as transformações econômicas, políticas e sociais ocorram, figuras lendárias como o saci pererê, o lobisomem, o boto cor-de-rosa e o bicho-papão continuam percorrendo o imaginário das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e do controle emocional das pessoas.

Desta maneira, a leitura de textos como Histórias do Brasil, torna-se importante para a valorização e preservação da cultura brasileira e, ainda, para a manutenção de uma identidade nacional. A partir do momento que compreendemos as particularidades do nosso país, podemos buscar novas maneiras de agir em direção ao desenvolvimento, podemos encontrar novas formas de transformação da realidade no intuito de construir uma sociedade mais justa e igual.
Flávia Amazonas de Azevedo

Cultura Espontânea é o acervo de conhecimentos apreendidos ao sabor da vivência, fruto das experiências do homem no contato informal com o semelhante.

Esta Definição pode ser encontrada em : KODAMA, Kátia (org.). Folclore Brasileiro. São Paulo: Copidart Editora, 2001.

Nenhum comentário: