terça-feira, abril 18, 2006

Questão Social


A Palavra como Indicador De Transformações Sociais

A forma de utilização da língua é um sinal facilmente perceptível do nível cultural de um povo. Através das interações sociais, dos diálogos estabelecidos entre as pessoas, ou através da leitura de alguns jornais ou revistas, é possível perceber como os indivíduos conhecem a língua e percebem a realidade que os cercam.

Como afirma alguns intelectuais e professores, a leitura expande a capacidade de compreensão e reflexão do ser humano, permitindo a maior habilidade de analisar e refletir sobre diversos acontecimentos. Se as principais formas de expressão, fala e escrita, são dominadas pelas pessoas, verifica-se uma maior capacidade de interpretar, entender e influenciar os fatos de uma sociedade.

Se a leitura é dominada, o indivíduo demonstra competência para utilizar a Internet, ler jornais, e outros meios de comunicação, através dos quais, passa a perceber as forças políticas que agem na administração pública, a conjuntura econômica e social, a forma como a população vive, os hábitos principais de um povo, os costumes e outras diferentes questões.

Assim, sabendo o que ocorre na comunidade e utilizando o conhecimento, adquirido ao longo da vida, o indivíduo torna-se, totalmente, capaz de agir, a favor do crescimento e do desenvolvimento de um país. Através de ações sociais, assistencialistas ou reinvidicatórias, todos nós podemos ajudar milhares de outros brasileiros a alcançar a verdadeira cidadania. Basta querer e fazer!
Flávia Amazonas de Azevedo

Nenhum comentário: