terça-feira, abril 18, 2006

Sociedade dos Poetas Mortos


Uma Filosofia de Vida

No livro Pedagogia da Autonomia, o autor Paulo Freire afirma que o educador não pode negar o dever de, durante a prática pedagógica, reforçar a capacidade crítica, a criatividade e a insubmissão do educando.

A partir desta linha de pensamento, o filme Sociedade dos Poetas Mortos, demonstra, como a prática educativa deve ser, preferencialmente, realizada de maneira democrática e, assim, ser capaz de influenciar eternamente a vida de jovens estudantes.

A história se passa em uma tradicional escola da Inglaterra, no ano de 1959. Nesta, John Keating, é convidado para ocupar o cargo de um antigo profissional de Literatura que se aposentou após alguns anos de dedicação.

A filosofia de vida, e de trabalho, de Keating se resumia na expressão latina “Carpe Diem” que significa “Aproveite o Dia”. O professor, portanto, acredita que através da alegria e d0a felicidade o homem pode viver de maneira mais produtiva e prazerosa.

Dessa forma, Keating realiza suas aulas de uma maneira muito diferente da metodologia proposta pela escola. Ele procura transmitir aos estudantes a importância de se saber interpretar os fatos e acontecimentos da realidade a partir de um ponto de vista próprio e particular. Ele costumava dizer: “Na minha aula vocês aprenderão a pensar sozinhos. Aprenderão a saborear as palavras e a linguagem. Não importa o que digam, as palavras e as idéias podem mudar o mundo”.

Na verdade, acredito que Keating desejava destacar, exatamente, os principais conceitos sobre educação que Paulo Freire escreveu no livro mencionado. Segundo o autor, o ser humano é uma espécie de animal, originalmente, concebida de uma maneira inacabada. A partir desta idéia, o Homem deve ser compreendido como um ser predestinado a viver, eternamente, à procura de algo que o complete. Ou seja, a essência do ser humano está na busca, “insaciável”, pelo novo, pelo diferente e pelo conhecimento.

Dessa forma, a finalidade de qualquer sistema de ensino deve ser, principalmente, preparar o Homem para ser capaz de conviver com esta contínua necessidade de busca e, a partir dela, tornar-se, cada vez mais, capaz de se autodesenvolver, buscando para isto os objetivos que deseja.

No filme, Keating utiliza, inclusive, de maneira enfática, a frase: “Palavras e Idéias Podem Mudar o Mundo”. De acordo com Paulo Freire, não existe leitura crítica sobre o cotidiano da vida sem um sistema democrático de educação. Através das palavras e das idéias que formulamos, somos capazes de interpretar, influenciar e transformar os acontecimentos do mundo ao nosso redor.

Seguindo o conselho de Kenting, os meninos, da Welton Academy, começam a se libertar, um pouco mais, das imposições que os pais e a instituição efetuavam em suas vidas. Eles começam a ouvir a voz que, verdadeiramente, fala em seus corações e a realizar o que, realmente, desejam, independente do medo, da insegurança ou das dúvidas que possuam. Ou seja, os meninos adquiriram mais coragem e ousadia para enfrentar as dificuldades.

Assim, a partir desta análise, acredito que não importa qual seja a escola, instituição ou outro lugar no qual se esteja ensinando, os professores podem, e devem, adaptar as formas de trabalho a um método de ensino mais crítico e democrático.

Desta maneira, acredito que as pessoas, no presente e no futuro, se tornarão, mais aptas, para sobreviverem em um mundo altamente ligado pela da informação e, principalmente, movido através do interesse político de alguns governantes.

No entanto, é preciso ter em mente, que não devem ser criados grandes conflitos com pais de alunos e colegas de trabalho, visto que a colaboração destes, no processo de formação dos estudantes, é necessária. Porém, sempre que for possível realizar uma mudança no ensino, por menor que seja, com o intuito de aumentar a capacidade analítica e a criatividade dos alunos, esta será uma grande contribuição para a sociedade.

Flávia Amazonas de Azevedo

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